Google WebTV
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Peixes de couro

A toxidade dos peixes de couro

Por que os peixes de couro não devem fazer parte da nossa dieta.

Os peixes de couro são reservatórios naturais de micro-organismos patogênicos e podem disseminar doenças.

F L O R A M I C R O B I A N A

Cada ser vivo possui micro-organismo em diferentes compartimentos biológicos do corpo. São bactérias, parasitas, fungos e virús que convivem e muito auxiliam na digestão e absorção dos alimentos (Intestino), proteção e digestão (Nosofaringe e boca) limpeza e controle de outros organismos (pele e cavidades).

Os peixes possuem em sua "flora" essa população de micro-organismos, e convivem em mutualismo, onde não há infecções ou doenças. Mas os micro-organismos diferem de espécie para espécie e de gênero para gênero. Os micro-organismos comuns aos peixes não são comuns aos seres humanos.

Em águas frias, os micro-organismos dominantes nos peixes são os psicrófilos, como as pseudomonas, alteromonas, moraxella, acinetobacter, flavobacterium e vibrio.

Em águas quentes, dominam as floras gram-positivas mesófilas, como Micrococcus e bacilus.

A maioria dessas bactérias é patogênica ao ser humano, em seu intestino.

As complicações não acontecem com frequência porque a ingestão do número de bactérias não é o bastante para causar infecções. Mas nos casos de peixes que não são processados devidamente, ocorrem complicações intestinais, tóxicas e alérgicas. Na ingestão desses micro-organismos e suas toxinas, são provocados pequenos estados inflamatórios, subclínicos, ou pequenos estados alérgicos, que o organismo debela, mas que vão estressando-o.


V E T O R E S P A R A I N F E C Ç Õ E S

Infecções intestinais por bactérias como salmonella, shigella, vibrião da cólera e outras bactérias enteropatogênicas alcançaram o ser humano através dos peixes. Mas hoje são infecções reincidentes e dimencionadas pela contaminação da água e dos peixes a partir das fezes humanas em esgotos despejados em rios e mares.

Há ainda as gastroenterites virais, que são a causa principal de morbidade e mortalidade em todos os paises em desenvolvimento, especialmente em crianças. Mesmo nos Estados Unidos, 3,5 milhões de episódios anuais da doença e aproximadamente 35% das hospitalizações são gastroenterites. Rotavírus, adenovírus e entéricos, calicivírus,astrovírus e coronavirus estão entre os responsáveis pela diarréia. Os vírus norwalk-símile produzem náusea, vômito e diarréia mais comumente em adultos.

Estatísticas publicadas pela Organização Mundial de Saúde indicam que as infecções bacterianas constituem a maioria das doenças transmissíveis pelo pescado.


OS HÁBITOS DOS PEIXES DE COURO

Os peixes de couro são espécies carnívoras e rapinantes. Eles se alimentam de restos de peixes mortos e do dejeto orgânico do fundo dos rios e mares.

A sua flora de micro-organismo é bem mais rica para poder auxiliar na digestão e limpeza do organismo de toxinas das carcaças em putrefação.

Muitas bactérias desses peixes fabricam substâncias que neutralizam os venenos e toxinas das carcaças podres do pântanos e brejos de que costumam se alimentar.

Com a poluição e a contaminação dos esgotos, esse tipo de peixe se torna ainda mais impróprio para consumo humano, pois sua dieta alimentar pode ser de dejetos e lixo orgânico tóxico e contaminado. muitos dejetos e lixo orgânico que os peixes de couro comem, além de contaminantes, são tóxicos e alérgenos.


A L É R G I A
A alérgia é uma reação do sistema imunitário, que identifica substância estranhas ao corpo (alérgenos) e tenta elimina-las através das células de defesa como macrófagos, mastócitos e basófilos. Estas duas últimas células liberam na corrente sanguínia fatores quimiostáticos para neutralizar as toxinas e os alérgenos, e dai surgem os sintomas como inchaço dos lábios, cãibras no estômago, vômitos e diarréia, urticária ou eczema, coriza e outros problemas respiratórios. Uma reação mais séria (e rara) é o choque anafilático, que acarreta perigo de morte e requer atenção médica imediata.

O Instituto Internacional das Ciências da Vida classificou os alégenos alimentares já reconhecidos e os dividiu em três categorias: críticos, importantes e inferiores.

Entre os alérgenos críticos e importantes estão quatro classes de alimentos de origem animal, incluindo os peixes e frutos do mar ( camarões mariscos etc. ).


P E I X E S D E C O U R O

O Brasil possui talvez a maior e mais diversificada ictiofauna do planeta.
Alguns peixes de couro encontrados nos rios e que costumam fazer parte da mesa dos brasileiros são:

Bagre
Existente em muitos lugares, o bagre é peixe relativamente pequeno, mede cerca de 50cm e pesando 2kg.
O bagre cabeçudo pode chegar a 1 metro e pesar 15 kg.
É un devorador de detritos orgânicos.


Barbado
Peixe encontrado na bacias Amazônica, Araguaia-Tocantins e Prata. Mede até 1 metro e pesa cerca de 10 kg.


Jaú
É o maior peixe da bacia do Prata, sendo encontrado também na Amazônica sua coloração oscila entre o amarelo escuro e o preto.
Chega a medir, 1,5 m e pesar 130 kg.


Jurupoca
Encontrado nas bacias Amazônica, Araguaia-Tocantins e do Prata.
Mede 60 cm e pesa 3kg


Pintado
O pintado é encontrado em vários pontos do Brasil, Tem coloração cinza-azulado e pontos pretos sobre o corpo, o que deu origem ao nome.
pode chegar a 2 metros e pesar 80 kg.


Piraiba
O maior peixe de água doce do Brasil, é encontrado nas bacias Amazônica e Araguaia -Tocantis.
Pode chegar a 2 metros e pesar até 300kg.


Pirarara
É um dos grandes peixes coloridos da Amazônia.
pode chegar a 1,5 metros e pesar 50kg.


Surubim ( ou cachara )
É uma espécie das bacias Amazônica, Araguaia-Tocantins e Prata. Habita os rio, lagoas e igarapés.
Pode chegar a 1 metro e pesar 80 kg
.