Google WebTV
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Leptospirose

(Foto Integração NacionalAdalberto Marques)

A leptospiose é uma doença tipicamente animal. O ser humano é infectado acidentalmente e dificilmente é infectado por outra pessoa.

A bactéria que produz a infecção é a "leptospira", que contamina o animal e permanece em seus rins. Por esse motivo, a partir de sua urina, a infecção é dissemonada. Em nosso meio, o animal que mais transmite essa doença e o rato.

Normalmente, a porta de entrada para a infecção é o contato da mucosa oral, nasal ou conjuntival com a "leptospira", além de feridas e machucados na pele.

Para que a "leptospira" sobreviva fora do corpo animal, ele necessita de solo úmido, ou água parada em temperatura acima de 23 graus. Nessas condições a bactéria "leptospira", pode permanecer por varias semanas no meio ambiente.

Quando uma pessoa se contamina com a bactéria "leptospira", pode levar de uma a duas semanas para que a doença se manifeste.

A doença pode se manifestar de duas formas basicas:

* Com icterícia ( amarelão nos olhos e pele), que é a mais grave, são afetados o fígado, rins, os pulmões e o coração. Pode haver hemorragia com grau razoável de óbito.

* Sem icterícia, é em geral mais atenuada, com febre, dor de cabeça e dores musculares, principalmente na panturrilha. Pode haver tosse seca e, em algus casos, meningite.

Uma vez diagnosticada a doença, o tratamento deve ser feito em um hospital, sobretudo se houver manifestações ictéricas. Em geral se faz uso de antibióticos. Em alguns casos, a diálise é indicada.

O mais importante meio de prevenção contra a leptospirose é evitar o contato com ambientes úmidos, água parada e locais enharcados por enchentes.

Se tiver que entrar em lugares alagados, deve se evitar molhar as mucosas.

É altamente recomendável não entrar se tiver feridas e machucados na pele. No entanto, se o contato for inevitável, será preciso consultar um médico para iniciar um tratamento antibiótico preventivo.

Dr.Elmer Neilsen Schmidt Lima
Clínico e cirurgião
E-mail: elmerlima@horizon.com.br